quadro

quadro

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Projeto de Gestão escolar

Título do Projeto: Inclusão, um direito de todos.
Público-alvo: Professores da Educação Infantil.

Justificativa:
 O termo inclusão tem representado motivo de grande frustações entre professores e alunos. Além de gerar uma dificuldade na escola, levantando uma série de questionamentos e queixas ligados aos sujeitos envolvidos, como: “não consigo dar aula com este aluno que não para”, “eu não posso fazer atividades e cuidar do fulano” , “ parece que ele não escuta” entre outras queixas ouvidas por professores com turmas que possuem alunos com  TDAH, TGD ou algum tipo de deficiência física ou mental.
Tendo em vista esta realidade, faz-se necessário uma orientação e apoio maior aos professores, visando melhorias entre professor e educando. Criando uma relação afetuosa entre quem ensina e quem aprende por meio de relações e interações com o dito “normal” e desta forma sociabilizando o ser aprendente como um todo.
Muitas vezes o que aprendemos em teoria não é posto em pratica e assim perdendo o sentido. Por este motivo incentivar a equipe escolar a ser mais unida e trocar informações e vivencias é um ótimo começo. Através de historias, fatos e relatos que deram certo no que se diz respeito a inclusão. Os professores verão que não estão sozinhos e juntos encontrarão uma solução ou melhoria na relação com os alunos de inclusão. “Ninguém educa ninguém. Ninguém educa sozinho. Os homens se educam em comunhão, mediados pela realidade.” (Freire Apud Vasconcelos, 1994).
Objetivo Geral : Tornar a escola um lugar de trocas, tanto de conhecimento quanto de experiências, oportunizando a participação de todos de forma agradável e formativa através de encontros que elevaram o conhecimento continuo.
Objetivos Específicos : Promover uma mudança de olhar em relação a inclusão; Estimular a Equipe Gestora a refletir sobre o tema Inclusão; Construir e aplicar regras de convivência em relação ao diferente; Formar agentes transmissores e multiplicadores de respeito e solidariedade, tanto no convívio escolar quanto na sociedade; Sentir-se seguro e acolhido, convivendo com o grupo de forma agradável e formativa. 
Conhecimentos (Conteúdos) a serem abordados no Projeto: De acordo com Barbosa (Apud Ulbra, 2009), “Propiciar a reflexão na escola; auxilia-la a repensar seus valores e crenças com relação à diversidade e à igualdade, a fim de compreendê-las como uma unidade.
Em assessorias que evocam os profissionais da escola, é possível dar “voz ao interesses que possam existir dentro das instituições.
A partir da própria voz que é ouvida por si e pelos outros, os profissionais da escola distinguirão os aspectos do discurso que, realmente, são praticados daqueles que se perdem e são levados com o vento.”
Desta forma iremos dar voz aos professores e assim aprofundar questões inclusivas, que construam a cidadania dos que fazem parte da comunidade escolar e conhecer as necessidades educacionais especiais, abrindo espaços para a capacitação de todos envolvidos, como professores, gestores, funcionários e pais.
A criação de um clube do livro, onde serão disponibilizadas obras com o assunto em destaque e futuramente debatido e comentando entre a equipe escolar. Assim agigantando ainda mais o conhecimento teórico sobre os alvos da inclusão.
Para isto é necessário criar um momento desta troca de informações e conhecimentos, onde as dúvidas também sejam sanadas.
Cronograma de Ação: Metodologia e Recursos:
Será proposta a toda equipe escolar encontros diários para debates o funcionamento da escola e as dificuldades da inclusão. Nestes encontros ficará claro a importância de todos na escola, pois em uma escola inclusiva é fundamental que deste o porteiro da escola, que é quem recebe os alunos todos os dias até o funcionário da limpeza, precisam estar por dentro das dificuldades e limitações de uma criança para poder ajudar em seu desenvolvimento. Os  encontros propiciaram um dialogo aberto e claro com todos.
04/04/2013 - Entrevista com a equipe diretiva, de professores e funcionários, respondendo através de um questionário, um levantamento sobre alunos com dificuldades e limitações; quais as principais dificuldades com estes alunos; o que pode ser feito para melhorar a relação com estas crianças. O intuito desta ação é conhecer e reconhecer dificuldades e limitações entre os professores;
05/04/2013 - Será efetuado um debate sobre os resultados da entrevista; ouvindo opiniões e dúvidas e assim formando um circulo de apoio e conhecimento entres a direção e os professores. A intenção desta atividade será de o grupo encontrar apoio uns nos outros e em conjunto sanar questões de dificuldade;
08/04/2013 - Criação do Clube do livro, onde os professores receberam livros com o assunto voltado para o tema “inclusão escolar” e alguns transtornos mentais que acercam os alunos de inclusão. Neste dia será combinado que na próxima semana será tema do debate os livros lidos, com a intenção de elevar o conhecimento do grupo por meio de leitura teórica e debater a teoria na pratica escolar;
09/04/2013 - Será efetuada uma analise da motivação dos professores diante das atividades planejadas, cada professor fará a leitura de suas atividades semanais, e em grupo será debatido melhorias e metodologias que englobem a inclusão de todos os envolvidos;
10/04/2013 - Dialogo com os alunos, para assim conhece-los melhor e auxilia-los em algo que estejam precisando, como algum problema que necessite a intervenção dos gestores;
11/04/2013 - Observação de como o Professor ensina os conteúdos para o aluno de inclusão e os demais. Se este está motivado, com paciência e ouvindo os alunos. A intenção é orientar o professor e resolver algum conflito os dificuldade que esta possa estar vivenciando com algum aluno;
12/04/2013 - Reunião com educadores e a direção, a fim de relatar as atividades aplicadas no projeto e se esta ocorrendo a inclusão. Também serão analisados os pontos fortes e fracos do projeto, assim como o desenvolvimento dos alunos. Nesta atividade, é importante que ocorra uma grande troca de ideias e informações, que enriqueçam ainda mais cada projeto;
15/04/2013 - Encontro para debater a leitura do Livro escolhido no dia do “Clube do Livro”. Neste encontro os professores debateram o que aprenderam com a leitura, e como aplica-la na prática diária.
16/04/2013 - Debate sobre a organização dos espaços escolares. São estes inclusivos? Oferecem segurança e desenvolvimento ao sujeito aprendente? A intenção é criar um dialogo aberto entre professores e gestão para conversarem sobre melhorias e mudanças dentro do ambiente escolar, como mudança de salas, de moveis e outros;
17/04/2013 - Encontro para falar sobre o trabalho em grupo e seus benefícios. Tendo em vista que uma criança aprende com suas vivencias e mais com a convivência. Também conversaremos sobre Jogos coletivos e a importância do bricar coletivo para o desenvolvimento de todos. Seguindo a linha de raciocínio de Tizuko m. Kishimoto em seu livro Jogo, Brinquedo, brincadeira e a educação. Obra disponível no Clube do Livro será discutida e estudada entre a equipe. Será proposto a equipe o Jogo cooperativo do Não Deixe a Bola Cair. Onde todos juntos seguraram um lençol furado no meio com uma bolinha de tênis dentro que não poderá cair. Esta brincadeira será efetuada para coletivamente os professores finalizarem a pratica de estágio e descobrir o gosto por brincadeiras que todos vencem sem excluir ninguém. 
Recursos:
Livros;
Obras disponibilizadas no Clube do Livro: Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a educação – Tizuko Morchida Kishimoto;  – Inclusão Educação especial – Educação essencial  - Antoinette Simão; - Lugar de Vida vinte anos depois – M. Cristina Kupfer; - A causa das crianças – Francoise Dolto; - O estranho caso do cachorro morto (Autismo)– Mark Haddon; - No mundo da Lua (TDAH)- Paulo Mattos;  - Mãe me ensina a conversar, vencendo o autismo com amor -  Dalva Tabachi; Temperamento forte e bipolaridade -  Diogo Lara; - Mundo Singular, entenda o autismo- Ana Beatriz Barbosa Silva; Mentes Inquietas - Ana Beatriz Barbosa Silva; Mentes Ansiosas - Ana Beatriz Barbosa Silva; Educação Inclusiva – Obra organizada pela Ulbra.
Folhas Xerocadas;
Lençol e bola de tênis (para o jogo “Não deixe a bola cair”)
Cola, Tesoura, cartazes e jornal.

13. Avaliação: A avaliação será um processo abrangente em que se considerará o desenvolvimento das capacidades dos envolvidos com relação ao aprendizado de conceitos, atitudes e procedimentos. Ela será feita constantemente e não se restringirá à verificação de aquisição de conceito mediante questionários nos quais se exigem somente definições.
Desta forma, será utilizado o sistema de auto avaliação no final de cada encontro, com a utilização de uma escala de conceitos: ótimo, bom e regular para respostas de alguns questionamentos como: Realizei todas as tarefas? Como foi minha participação com o grupo? Em que momento senti mais dificuldade? O que posso fazer para melhorar?
Será dada a maior atenção durante o processo de auto avaliação, para desenvolver um senso critico entre os envolvido e também um dialogo aberto entre gestores e professores de modo que qualquer duvida ou dificuldade seja vista como um ponto a ser resolvido e solucionado em conjunto.
Referencial Teórico:
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Disciplina: Construção da Disciplina Consciente e interativa em sala de aula e na escola. São Paulo: Libertad, 1995.

Ulbra, Obra Organizada. Educação Inclusiva. Curitiba: Ibpex, 2009.

Um comentário: