quadro

quadro

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Ler para crescer

      Olá, gostaria de compartilhar minhas novas três paixões! Sou simplesmente apaixonada por livros infantis e acredito que eles têm mais a ensinar que muitos livros de gente grande!!! Contar, ler, ouvir histórias é um jeito gostoso de adquirir conhecimento e entender as coisas.
      Nesta semana resolvi entrar numa livraria pequena atrás de um livro clássico da Ruth Rocha, que felizmente não tinha. Isto me fez dar uma olhada no pequeno acervo da mesma. E descobrir como é gostoso comprar livros em lojas menores. Acostumada a entrar na Cultura e ficar tonta, em um ambiente menor e mais acolhedor, me senti muito a vontade e sem aquele sentimento de dúvidas: " esse ou aquele"," Aquele ali ou esse aqui"...srsrrssr sentimento esse que as livrarias grandes acabam despertando em virtude do grande número de acervos.
      Então o primeiro que avistei foi O Alvo, de Ilan Brenman, um verdadeiro contador de histórias, formado em psicologia na Puc de São Paulo, Mestre e Doutor em Educação pela USP. Este homem já contou histórias em trens, hospitais, escolas, creches e empresas e presenteou o mundo com O Alvo. Uma história simples, comum da arte de contar histórias para descomplicar os problemas e criar soluções para tudo. Como se ao ouvir esta história tudo fizesse sentido. De arrepiar, apaixonante, fofíssimo, não tem como parar de ler!
      O segundo, despertou meu lado materno, mas principalmente meu lado pedagógico, por se tratar de um menino que sofre com a ausência da mãe e a todo momento chama por ela. O que me lembrou muitos alunos em período de adaptação ou até mesmo aqueles que sofrem na despedida da progenitora na porta da escola. O livro "Sempre Perto" , de Stephane Servante e ilustrações de Aurélia Fronty, me fez sofrer junto com esse pequeno, me senti angustiada, pois todos os dias o vento forte sopra e leva a mãe do menino embora, e quem garante que este vento vai soprar-la novamente para os braços dele. A ilustração neste livro, consegue transmitir o vazio  que o garoto sente com a ausência de sua mãe, é de arrepiar! Ameiiiii e recomendo.
       O último e não menos importante, me remeteu ao meu cotidiano, ele foi escrito para meus filhos, para os seus filhos, alunos, sobrinhos. É a história de todas crianças, simples, rotineira, nada de magia, nada de fantasia. Simplesmente vida real. O livro, "Purê de maça" de texto e Ilustrações de "Klaas Verplancke" neste livro o autor conseguiu fazer uma simbiose entre a escrita e a ilustração, algo mágico como se as duas fossem almas gêmeas, perfeitas entre si, uma completando a outra. Eu acredito que se esse livro fosse escrito em mandarim, assim mesmo eu conseguiria sentir toda emoção, toda mudança de humor das personagens, todo clima e sensações, toda raiva e explosão, toda tristeza angustia, felicidade, sono e preguiça, risadas e até mesmo cócegas e o cheiro de maça eu senti. Juro! A historia de um pai maravilhoso, carinhoso, mas que fica brabo! E quando o pai fica brabo o filho enxerga ele como um macaco, estupido! É emocionante, mexe com nossos sentimentos e nos transfere ao nosso lado criança, de como nos sentíamos quando nossos pais ficavam brabos e nos davam broncas. Vale a pena, ler, contar e ouvir!!!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário