quadro

quadro

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vamos comer um tomate?




Projeto: Vamos comer um tomate.
Educação Infantil
Turma: Jardim A
Apresentação:

O presente projeto tem a intenção de discutir alimentação e bons hábitos alimentares a partir dos três anos de idade, através do livro de Lauren Child, “Eu nunca vou comer um tomate”, este projeto pretende estimular hábitos alimentares melhores, assim como informar valores nutricionais e vitaminas presente nas frutas e verduras, importantes para o crescimento e desenvolvimento das crianças e que nem sempre são ingeridos por elas.

Justificativa:

A escola de Educação Infantil privilegia o desenvolvimento da saúde e tem o papel importante na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre estes  o da alimentação.
Inserir o tema de uma alimentação saudável neste espaço pressupõe a integração de ações de estímulos a uma alimentação boa por meio de atividades educativas que apresentem ao aluno alimentos saudáveis e o motivem a boas escolhas.
Uma vez que as crianças recusam-se experimentar alimentos novos, principalmente frutas e verduras. 
Neste contexto, inserir um projeto educacional sobre o alimento saudável por meio da informação, apresentação e benefícios destes. Consciente de que o tema é de grande importância e deve ser abordado observando a curiosidade dos educandos a respeito dos alimentos e a valorização crescente pelo consumo dos “fasts-foods”, foi elaborado este projeto.

Objetivos Gerais:
Promover o consumo de alimentos saudáveis e a consciência de sua contribuição para o desenvolvimento da saúde de uma forma atraente, lúdica e educativa.

Objetivos Específicos:
- Promover o consumo de frutas e verduras;
- Promover atividades que aproxime os alunos de alimentos não aceitos;
- Investigar os valores nutritivos dos alimentos e despertar o interesse neles;
- Conscientizar-se a partir da informação do cardápio diário a importância dos alimentos;
- Estimular linguagem oral;
- Desenvolver motricidade fina;
- Incentivar cooperação através de jogos;
- Ampliar criatividade;
- Desenvolver conhecimento de cores, por meio das frutas.

Conteúdos:

- Contação de histórias
- Linguagem oral;
- Jogos cooperativos;
- Jogos matemáticos;
- Desenho;
- Valores nutricionais;
- Recorte e colagem.
- Cores e formas;
- Sentidos;
- Oficina Culinária;
- Modelagem.
 Recursos e estratégias:
- Rodinha;
- Cozinha experimental;
- Sucatas.

Cronograma de aulas:
Segunda-feira:
A aula iniciará com a rodinha e nela cada aluno deverá escolher sua fruta ou legume preferido sem repetir o do colega. A chamadinha será feita não pelo nome dos alunos e sim pelo nome da fruta favorita.
Após a apresentação das frutas e verduras de preferencia dos alunos, será contada a história de Lauren Child, “Eu nunca vou comer um tomate”.
Em seguida os alunos irão ilustrar os alimentos de sua preferencia e logo depois renomear os que não gostam (como no livro, o irmão de Lola inventa nomes novos paras os legumes afim de fazer com que ela coma-os). Esta aula terá a intenção de desenvolver criatividade, pela elaboração de novos nomes e também de desmistificar o desgosto por alguns alimentos.
Os alunos receberão sementes de tomates e uma garrafa pet com um corte retangular no meio, onde farão furos no outro lado da garrafa e colocarão terra e plantarão suas sementes. A realização desta tarefa tem a intenção de estimular o consumo de frutas e verduras assim como ampliar o conhecimento e cuidados que devemos ter com uma plantação.
Terça-feira:
A aula iniciará com  a rodinha. Cada um contará o que comeu em casa e discutiremos o que é saudável e o que não é.
Após montaremos uma pirâmide alimentar com recorte de revistas colado em uma cartolina em forma de pirâmide. Problematizaremos os alimentos que devem ter o maior consumo e os que devemos consumir menos. Discutiremos malefícios e benefícios. Neste dia será realizado o jogo dos sentidos, cada aluno por sua vez terá os olhos vendados e receberá um alimento que terá que adivinhar inicialmente pelo tato, se errar terá que adivinhar usando o olfato e por ultimo o paladar. Esta atividade tem como prioridade desenvolver percepção tátil e conhecimento dos cinco sentidos.
Neste dia será solicitado como tema de casa uma pesquisa sobre a banana que deverá ser apresentada na próxima aula. Ainda na próxima aula cada aluno deverá trazer uma banana.
Quarta feira:
A aula iniciara com a rodinha, onde será debatida a pesquisa que os alunos fizeram em casa com os pais e uma receita de bolo de banana trazida pela professora. Após, os alunos serão direcionados ao refeitório onde com a ajuda da professora farão um delicioso bolo com a fruta trazida de casa.
Os alunos farão uma atividade com os personagens do livro onde terão que colar fios de lã nos cabelos do mesmo e desenhar sua comida preferida em um retângulo ao lado do personagem. Esta atividade terá a intenção de desenvolver motricidade fina na colagem dos fios de lã. Na hora do lanche os alunos degustarão o bolo feito por eles mesmos.
Quinta-feira:
Rodinha, os alunos receberam instruções para um jogo cooperativo onde totós juntos vencerão. O jogo será: “ não deixe cair meu tomate, cada auno segurará uma ponta de um lençol que terá um furo no meio, em seguida a professora colocará sob o lençol um tomate que não poderá cair pelo furo do lençol. Todos juntos deverão se ajudar para conseguir que o tomate percorra o pano sem cair. Este jogo incentivará a colaboração e o trabalho em equipe. Também percepção e coordenação motora.
Neste dia os alunos criarão uma refeição com o auxilio de sucatas, tintas e botões. Esta atividade tem a intenção de estimular criatividade e imaginação dos alunos e também o conhecimento pelos seus gotos e preferencias alimentares.
Sexta-feira:
Rodinha, neste dia será combinada uma supersalada. Cada aluno escolherá sua salada de preferencia e discutiremos suas cores, formas e sabores. Será elaborada uma salada com todos legumes escolhidos, onde todos poderão provar os gostos dos colegas. Em sala de aula os alunos realizarão um jogo matemático chamado: Jogo do sanduiche. O jogo possui figuras de diversos legumes e pães. O aluno que iniciar deverá lançar o dado, que vai de 1 a 3, e retirar na caixa a mesma quantidade de ingredientes tirada no dado. O seguinte fará o mesmo, lançara o dado e retirará a quantidade de ingredientes tirada no dado, ganha o jogador que completar um sanduiche com todos ingredientes por primeiro.

 Avaliação:

A avaliação ocorrerá de forma coletiva, com a participação do grupo. Neste momento os alunos se posicionarão sobre os pontos positivos e negativos do projeto, traduzida em relatos expostos na sala em espaço especialmente organizado e também através de relatório organizado pela professora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário