quadro

quadro

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Para gente grande

        A criança, o adulto, o rico e o pobre, o sábio e o ignorante, todos, ouvem com prazer histórias. Ainda mais esta, que salvou o pescoço da querida Sherazade! A história sobrevive a invernos e verões  a tempestades e calmarias. Não existe povo que não se orgulhe de sua história, de suas lendas e mitos. 
        Mais do que qualquer outro povo, os árabes possuem uma verdadeira fascinação por historias e lendas. Na antiguidade, não existia uma sequer aldeia árabe sem o seu próprio contador de histórias, uma tradição rica e de gosto bastante apurado. O contador de maior prestígio lá, recebia o titulo de cheik el-medah, que quer dizer nada mais, nada menos que chefe dos contadores do café. Devo ter um titulo semelhante a este aqui em casa, pois cultivo a oralidade de histórias e sou amante da literatura, a verdadeira e prazerosa literatura! 
           O espetáculo de contar histórias, produz em nossa alma e na de quem ouve um turbilhão de emoções e sentimentos. Sensações das mais ternas até risos estridentes. Cativa, prende, liberta e nos faz viajar para longe sem nem sequer levantar da cadeira. Nos tira o folego, nos sacia e surpreende.
          E dar o merecido parabéns ao povo árabe, pela sua intensa e apaixonante cultura, confesso que é pouco, é preciso mergulhar nestas mais de mil páginas, com histórias que contém: contos de aventuras, de amor, intrigas de namorados, romances de viagens, lendas fantásticas  lutas religiosas, fábulas, parábolas  apólogos e até problemas matemáticos!! 
           A narrativa é brilhante e prende o leitor desde o prefacio até a última página. O livro respeita o método árabe, que não dá fim as histórias e entrelaça uma na outra, gerando um delicioso vício insaciável de ler e reler, pensar e refletir sobre os contos narrados. O leitor é tomado de uma verdadeira cólera que sucede os sentimentos mais diversos. 
            Este livro é proibido para baixinhos, mas é uma leitura, digo uma viagem alucinante para os maiores! Antoine Galland, extraiu o que há de melhor nas Mil e uma noites e transformou este livro em uma verdadeira obra de arte. Vale muito conferir, uma ótima leitura de férias. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário