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segunda-feira, 10 de junho de 2013

Projeto Circo

Titulo do Projeto:
O Circo.
Arte em forma de movimento.
Público alvo:
Maternal I (2anos a 2 anos e meio)
Justificativa:
Este projeto almeja evidenciar para os alunos, as principais características do Circo e sua importância na sociedade. O circo proporciona um mundo real e imaginário. O tema escolhido propicia à criança, um ambiente favorável para que elas desenvolvam o conhecimento e o respeito ao próximo, assim como a confiança e valores educacionais e morais para o convívio em grupo. Visa explorar os sentidos e significados ligados ao mundo circense através das atividades propostas que despertam a curiosidade e imaginação dos alunos dentro do tema escolhido.
Destaca a importância para o desenvolvimento social e intelectual dos alunos e visa utilizar diferentes linguagens, como: musical, corporal, oral e plástica, provando que uma metodologia centrada na arte-educação proporciona um aprendizado rico e lúdico. Pois é através do brincar que a criança desenvolve suas áreas de conhecimento, além de estimular a curiosidade, autoconfiança e a autonomia, pois os instrumentos utilizados como suporte a ajudarão em diversos aspectos, como por exemplo, social, físico, emocional e intelectual, proporcionando assim seu desenvolvimento integral, através de trabalhos em equipe.
Segundo Demo, a sala de aula é um espaço fundamental para desenvolver o espirito de trabalho em equipe e evitar competições individuais, já que a cidadania se constrói pela organização solidária.

[...] trabalhar em equipe é um reclamo cada vez mais insistente dos tempos modernos, por várias razoes muito convincentes. De uma parte, trata-se de superar a especialização excessiva, que sabe muito de quase nada, porquanto não faz jus à complexidade da realidade, sobretudo não compreende a sociedade, seus problemas e desafios, de modo matricial e globalizado, multidisciplinar. De outra, o trabalho de equipe, além de ressaltar o repto da competência formal, coloca a necessidade de exercitar cidadania coletiva e organizada, à medida que se torna crucial argumentar na direção dos consensos possíveis. (2007, p.18)

Para o autor, no trabalho em equipe, é necessário saber argumentar e ouvir a opinião dos outros e não querer que apenas a sua ideia prevaleça, evitando assim o individualismo, bastante presente nesta faixa etária, e estimulando a coletividade.
Objetivo:
Este projeto tem como objetivo criar o gosto pela diversidade, para que os educandos considerem os valores dados a elas. Mergulhar no mundo da fantasia e imaginação, para que sejam oportunizados a expressão de criatividade e participação em grupo, através de diversas atividades lúdicas e corporais.
Objetivos Gerais:
·         Desenvolver a criatividade;
·         Despertar imaginação;
·         Possibilitar o conhecimento do convívio em sociedade;
·         Problematizar a individualidade e diferenças.
Objetivos Específicos:
·          Explorar movimentos corporais, motivando o desenvolvimento da motricidade ampla, do equilíbrio e lateralidade;
·         Aperfeiçoar a motricidade fina, através de trabalhos manuais e manuseio de materiais;
·         Adquirir conhecimentos sobre a historia do circo, sua comunidade e sua arte;
·         Identificar as semelhanças e diferenças entre os animais do circo;
·         Conhecer os principais animais existentes no circo (domésticos e selvagens);
·         Empregar a cooperação e respeito pelo outro, mantendo a harmonia em grupo;
·         Vivenciar atividades que envolvam arte, musica, dança e poesia, manifestando assim diferentes tipos de percepções;
·         Identificar cores e formas, por meio de trabalhos manuais;
·         Ampliar a linguagem oral, através de história e dramatizações.

Fundamentação Teórica:
 
Os conteúdos abordados neste projeto serão os mais variados, desde a história do circo, que é um espetáculo popular muito antigo e suas artes, como: malabares, acrobacias, palhaços, mágica, dança, adestramento de animais, entre outros através de atividades de movimento e colagem.
     O tema será palco para trabalhos que contemplem os mais diversos recursos, criatividade e bom senso. Prevendo uma metodologia onde possibilita ao aluno pensar, refletir, descobrir, analisar comparar e interagir com o objeto de excelência, serão possibilitadas comparações com os diferentes tipos de animais e profissões dentro do Universo Circo. Assim como a analise de  formas e cores variadas durante atividades manuais que terão a finalidade de  desenvolver a psicomotricidade fina. Tudo isso para que a criança desempenhe um conhecimento global sobre o assunto e sua importância e influência na sociedade para que gradualmente ao longo do projeto seja conduzida a sua autonomia e .independência.
Não há lugar para a figura autoritária do professor. Trata-se, sim da construção de conhecimento pela investigação e curiosidade dos objetos e conteúdos apresentados.
Segundo Becker:


[...] aprendizagem é, por excelência, construção [...](1993, p.23)


Assim, os conteúdos serão desenvolvimentos de forma desafiadora, interativa, cabendo ao professor a função de mediador da aprendizagem.
Em contexto lúdico, serão objetivadas atividades motoras promovidas pela professora mediadora, para ser  trabalhado em equipe o movimento corporal através de brincadeiras dirigidas, danças e dramatizações, com a intenção de privilegiar elementos que contribuam para o desenvolvimento da criança em relação a lateralidade, coordenação motora, equilíbrio, expressão corporal, noções de espaço e tempo, entre outros. Para que desta forma a criança adquira um comportamento motor que mobilize toda sua personalidade através das experiências lúdicas realizadas neste projeto.

Metodologia do trabalho:
As atividades desenvolvidas neste projeto serão executadas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno.
·         Roda de conversa sobre o circo e seus artistas
·         Leitura de historias infantil com os animais da fazenda, e animais selvagens;
·         Teatro de fantoche;
·         Equilibrar-se na bola de Pilates;
·         Assistir DVDs de historias que se passam no interior de um circo;
·         Atividades circences, com pratos de plástico, bolinhas de malabares e claves confeccionadas a partir de garrafas Pet.
·         Equilibrar-se em cordas fixadas no chão;
·         Colar bolinhas de papel crepom no nariz do palhaço e lã no cabelo;
·         Acertar a boca do palhaço com bolinha.
·         Contação de historia com auxilio de dedoches;
·         Pintura com molde vazado de animais;
·         Atividades com musica e dança;
·         Confeccionar a cartola de um mágico; e decorá-la com estrelas, coelhos e bombas, pintadas pelos alunos;
·         Show de mágica, onde as crianças, farão mágica com suas cartolas;
·         Pintura de rosto, com tinta pinta a cara;
·         Dança do jornal, brincadeira parecida com dança das cadeiras, porém feita com jornal;
·         Jogo da memória ‘’encaixando a sombra de palhaços’’;
·         Imitar animais domésticos e selvagens;
·         Confecção dos óculos do palhaço, usando material de colagem,
·         Construção de um móbile de palhaços, com cordão, e palitos de churrasco;
·         Fazer fantoches de palhaço, com TNT e EVA

Recursos Materiais:
·         Papel cartaz;
·         Cartolina;
·         Papel crepom;
·         Cola;
·         Barbante;
·         Giz de cera;
·         Palitos de churrasco.
·         TNT;
·         EVA;
·        

Recursos Didáticos e Visuais:
·         CD Xuxa Circo;
·         DVD Patati Patatá -  No mundo Encantado;
·         DVD Patati Patatá – No Castelo da Fantasia;
·         DVD Super Fofos – Entrem para o Circo;
·         Livro: O Circo -  de Roseana Murray
·         Livro: Bichinhos do Barulho, histórias do sítio – de Matt Durber;
·         Livro: Cabeças – de Matthew Van Fleet;
·         Livro : Sonhando com Arte e Pintura – de  Patati Patatá;
·         Jogo das Sombras, com figuras de palhaço.
·         Dedoche de animais da selva;
·         Dedoche de animais domésticos;
·         Fantoche de Palhaços.
Avaliação:
A avaliação deste projeto será continua e global será efetuada através de registros diários, avaliando o desenvolvimento, tanto da capacidade expressiva nas situações de comunicação de suas ideias individuais e coletivas, quanto o conhecimento alcançado e suas dificuldades superadas no campo de colaboração, respeito pelos colegas e organização dos materiais durante as atividades propostas.



10. Bibliografia:

BECKER, Fernando. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BECKER, Fernando. Modelos Pedagógicos e Modelos Epistemológicos. Porto Alegre: Paixão de Aprender, 1993.

RICHARDSON, Roberto. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1999.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 8ª ed. Campinas: Autores Associados, 2007.


ALMEIDA, Geraldo Peçanha. Práticas de educação infantil.Rio de Janeiro: Wak Editora, 2011.

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