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segunda-feira, 10 de junho de 2013

Projeto Folclore

TÍTULO: Folclore, aprender pela tradição.
Turma: 2º ano do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA:
O Folclore é definido como uma ciência que estuda toda e qualquer manifestação do saber e da cultura popular considerada indispensável para o conhecimento social e psicológico de um povo. Todos os povos possuem cultura. Esta vai se formando nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde o nosso nascimento.
Nosso folclore é riquíssimo e proporciona aos educandos oportunidade de conhecer e resgatar valores na cultura popular que diz respeito à nossas tradições por meio das diversas formas de expressões e manifestações folclóricas, festas, danças, artesanato, contos, lendas, trava línguas, culinária, parlendas, charadinhas, entre outros. Oportunizando assim um grande conhecimento no processo de ensino aprendizagem.
Diante disto, percebe-se que o folclore brasileiro atravessa a vivência cultural dos alunos e abre suas mentes para uma experiência de maneira ativa e sólida no processo de aprendizagem, conciliando atividades definidas e experimentais, de modo que sistematize conteúdos conceituais utilizados para inicializar a organização de atividades interdisciplinares, para um melhor desenvolvimento afetivo, cognitivo e cultural dos alunos.
O tema escolhido abrange valores culturais nas mais diversas representações do mundo real, materializando o conhecimento por todos e estimulando a comunicação verbal proposta neste projeto.
Este projeto ampara uma prática pedagógica baseada na vida cotidiana, na curiosidade, participação e vivências já existentes no cotidiano do educando, pois ele faz parte desta sociedade e vivencia diariamente nossa cultura e costumes.  Além de proporcionar grande conhecimento cultural, há também uma questão de identidade cultural.
OBJETIVOS GERAIS:
Resgatar, vivenciar e valorizar as diversas manifestações de cultura popular brasileira e tradições folclóricas, com o intuito de despertar o interesse nas diferentes formas de expressão cultural. Além de incentivar a entender a sabedoria popular e sua influencia no convívio social.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·        Conhecer as lendas do folclore e as regionais;
·        Valorizar a própria cultura;
·        Conhecer semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore;
·        Identificar-se como parte integrante desta cultura;
·        Desenvolver a imaginação, através das lendas;
·        Incentivar a leitura, arte e dança;
·        Desenvolver a linguagem oral, por meio de variadas situações de comunicação oral, proporcionados pelas adivinhas, parlendas, provérbios, etc., desenvolvendo a curiosidade, imaginação e capacidade de expressão;
·         Desenvolver textos, sobre as lendas;
·        Ampliar coordenação motora, com dobraduras;
·        Incentivar a socialização, através de dramatizações e produções de teatro.
·        Pesquisar, ler, recontar e ilustrar, lendas, par lendas, adivinhas e provérbios;
·        Apresentar cantigas de roda, brincadeiras, superstições, etc.

CONTEÚDOS:
Partindo da premissa que a escola é um espaço de grande circulação de culturas e, o tema escolhido busca proporcionar aos educandos o conhecimento do nosso rico folclore e sua importância na construção de nossa identidade, por meio do lúdico. Assim incentivando os educandos a práticas de leitura e escrita.
A escolha do tema visa à necessidade de resgatarmos os valores culturais, uma vez que o folclore é uma forma de expressão espontânea de nossa cultura popular. É uma herança deixada por nossos antepassados e até hoje transmitida através da música, comida, festas entre outros presentes em nosso dia-a-dia.
Sabendo que a criança traz consigo uma bagagem social, cultural e emocional, o tema escolhido pretende trazer para sala de aula a construção da identidade cultural de cada aluno através do folclore. Por meio das lendas e músicas, será mostrada aos alunos a realidade vivida em sua sociedade, e assim o conhecimento cultural, regional e até mesmo democrático será construído.
Segundo o parecer n° 009/2001 do conselho nacional de educação:
“Os indivíduos constroem seus conhecimentos em interação com a realidade e das situações de aprendizagem vivenciadas. É, portanto, determinante o papel da interação que o indivíduo mantém com o meio social e, particularmente, com a escola., com os demais indivíduos e colocando em uso suas capacidades pessoais. O que uma pessoa pode aprender em determinado momento depende das possibilidades delineadas pelas formas de pensamento de que dispõe naquela fase de desenvolvimento, dos conhecimentos que já construiu anteriormente”

Podemos identificar nas ideias expostas pelo Conselho Nacional de Educação, as raízes do pensamento de Vygotsky, onde o conhecimento é formado através da cultura que é um fator importante para a formação do individuo.
Como afirma Vygotsky, citado por Rego (apud):
“Nossas características humanas são dadas pela interação com o meio físico e sociocultural. Assim desde o momento em que nascemos, estamos aprendendo, inseridos em uma cultura.  Isso quer dizer que, mesmo antes de ingressarmos na escola, onde recebemos a instrução formal, já possuímos uma serie de conhecimentos. Nossos alunos já trazem uma gama de saberes, que, mesmo sendo informais, são significativos na realidade que vivem. Deste modo estes saberes informais adquiridos no meio social, devem ser o ponto de partida para organização do ensino formalizado”. (Ulbra, 2008. Pag. 178)

O que fortalece a ideia do projeto, de usar o conhecimento pré-adquirido dos alunos para despertar o interesse e possibilitar o ensino através da realidade cultural de nosso povo. 
METODOLOGIA DO TRABALHO
As atividades desenvolvidas neste projeto serão executadas de forma individual e coletiva com a interação professor e aluno
·        Será confeccionado um livro coletivo de Provérbios. Cada aluno deverá pesquisar previamente em sua família um Ditado Popular bastante utilizado. Cada aluno ira escrevê-lo e ilustra-lo em uma página do livro. Após será realizado a interpretação dos provérbios e exercícios de substantivos próprios e comuns. O material utilizado será papel A4 branco. Nesta atividade será enfatizado o conhecimento pelas mais diversas culturas existentes em sala de aula, gerando uma enorme socialização entre os alunos.
·         Será apresentada aos alunos a Lenda do Saci. Serão realizadas atividades de interpretação de texto e sinônimos e antônimos. Será realizada uma produção textual e a confecção de um Saci na garrafa. Neste dia será visando à criatividade e imaginação, assim como coordenação motora através do recorte e colagem e raciocínio para atividade de interpretação. O material utilizado será: garrafa pet, e papel branco.
·        Será apresentado aos alunos uma nova lenda de nosso folclore O Curupira. Em seguida receberão uma folha onde terá apenas a ilustração da mesma história e fora de ordem. Será proposto a eles colocarem a história na sequência correta e escrever as partes ilustradas. Será realizado também um jogo matemático do curupira, onde eles terão que recortar e colar mangas em uma arvore através da resolução de um problema matemático.  O material utilizado para execução desta atividade será folha A4 branca xerocada. Terá a intensão de desenvolver o raciocínio logico, percepção e produção textual.

·        Será realizado dobraduras dos personagens do folclore. Em grupos se organizará uma apresentação teatral, com personagens feitos. Utilizando papel criativo. Esta atividade visa ampliar o conhecimento pela cultura, desenvolvimento da linguagem oral, além de desenvolver talentos artísticos e imaginação. Após será feito um problema matemático da lei do dois do Saci, através de um jogo, onde eles terão que colar dois sacis em cada garrafa. Esta atividade tem como objetivo ensinar a tabuada da lei do dois.
·        31/08 Serão abordados os Parlendas, serão propostas atividades para completar os Parlendas e interpretação das mesmas. Utilizando papel A4 xerocado.  Visando desenvolver o raciocínio lógico, conhecimento pela cultura, ampliar vocabulário e interpretar expressões populares. Será realizada uma atividade de brincadeiras de roda e antigas no pátio. Visando desenvolver motricidade ampla, coordenação motora e socialização.
·        03/09 os alunos confeccionaram brinquedos há muito tempo presente em nossa sociedade, como peões, ioiô, corda, bilboquê... E Os recursos utilizados serão, cola tesoura, papelão e sucatas. Com a intenção de ampliar o conhecimento pela cultura, desenvolver criatividade e imaginação, coordenação motora e motricidade fina, além de incentivar o trabalho em grupo. Após será realizado a leitura e interpretação de texto da lenda da Iara.
·        04/09 Produção textual de uma sequência de quadrinhos do Chico Bento. Visando ampliar vocabulário e regras de escrita textual. Trabalhar graus de substantivos, com intuito de desenvolver raciocínio lógico e conhecimento gramatical.
·        05/09 Será apresentado uma lenda sobre as estrelas. Para esta atividade será utilizado um teatro confeccionado de caixas de papelão, tnt e papel cartaz, personagens feito de dobraduras com papel criativo. A atividade terá a intenção de incentivar os alunos o gosto por leituras e o conhecimento da cultura de nosso país.  Após a apresentação desta lenda, será trabalhado com os alunos um cartaz desta lenda. Será utilizado Papel Criativo e folha A3. Nesta atividade será explorada a coordenação motora e motricidade fina, além de incentivar a criatividade e atenção visual. Atividade no pátio ovo podre, esconde-esconde e pega-pega. Com a intenção de proporcionar momentos lúdicos e de grande aprendizagem motora, social e colaboração.
·        06/09 Os alunos receberão uma folha contendo apenas imagens de uma lenda. Em seguida será proposta a eles a elaboração de uma produção textual. Nesta atividade será utilizado papel A4 xerocado. O intuito desta tarefa será incitar a criatividade, a escrita e a coesão textual, para que eles aprendam a expressar graficamente suas ideias. Será realizada tarefas de confecção de uma bandeira do nosso pais e um texto informativo sobre o 7 de setembro.  Em seguida será realizada atividade de perguntas sobre o texto. Atentando para o conhecimento cultural e capacidade de interpretação e memorização.
·         Será proposto aos alunos a produção de um livro de Culturas Gaúchas. Os materiais utilizados serão: papel criativo e folhas de A4 brancas.  Esta atividade terá a intenção de ampliar a linguagem oral e escrita, além de desenvolver conhecimento pelos diferentes gêneros textuais proporcionados pelo folclore.  Após será realizado um trabalho com as vestimentas da nossa cultura e a confecção de um cartaz sobre nossa tradição. Para ressaltar a cultura e conhecimentos, além de incentivar a criatividade e colaboração através da confecção de um  cartaz em grupo.
AVALIAÇÃO:
A avaliação deste projeto será continua e global será efetuada através de registros diários, avaliando o desenvolvimento, tanto da capacidade expressiva nas situações de comunicação de suas ideias individuais e coletivas, quanto o conhecimento alcançado e suas dificuldades superadas no campo de colaboração, respeito pelos colegas e organização dos materiais durante as atividades propostas.

REFERÊNCIAS BIOGRÁFICAS:

Fundamentos teóricos e metodológicos das Ciências Humanas / [Obra] Organizada pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). –Curitiba: Ibpex, 2008.

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