TÍTULO:
Folclore, aprender pela tradição.
Turma: 2º
ano do Ensino Fundamental.
JUSTIFICATIVA:
O Folclore é
definido como uma ciência que estuda toda e qualquer manifestação do saber e da
cultura popular considerada indispensável para o conhecimento social e
psicológico de um povo. Todos os povos possuem cultura. Esta vai se formando
nas relações e experiências que mantemos com o mundo desde o nosso nascimento.
Nosso folclore é riquíssimo e proporciona aos educandos
oportunidade de conhecer e resgatar valores na cultura popular que diz respeito
à nossas tradições por meio das diversas formas de expressões e manifestações
folclóricas, festas, danças, artesanato, contos, lendas, trava línguas,
culinária, parlendas, charadinhas, entre outros. Oportunizando assim um grande
conhecimento no processo de ensino aprendizagem.
Diante disto, percebe-se que o folclore brasileiro atravessa
a vivência cultural dos alunos e abre suas mentes para uma experiência de
maneira ativa e sólida no processo de aprendizagem, conciliando atividades
definidas e experimentais, de modo que sistematize conteúdos conceituais
utilizados para inicializar a organização de atividades interdisciplinares,
para um melhor desenvolvimento afetivo, cognitivo e cultural dos alunos.
O tema escolhido abrange valores culturais nas mais diversas
representações do mundo real, materializando o conhecimento por todos e
estimulando a comunicação verbal proposta neste projeto.
Este projeto ampara uma prática pedagógica baseada na vida
cotidiana, na curiosidade, participação e vivências já existentes no cotidiano
do educando, pois ele faz parte desta sociedade e vivencia diariamente nossa
cultura e costumes. Além de proporcionar
grande conhecimento cultural, há também uma questão de identidade cultural.
OBJETIVOS GERAIS:
Resgatar, vivenciar e valorizar as diversas manifestações de
cultura popular brasileira e tradições folclóricas, com o intuito de despertar
o interesse nas diferentes formas de expressão cultural. Além de incentivar a
entender a sabedoria popular e sua influencia no convívio social.
OBJETIVOS ESPECIFICOS:
·
Conhecer
as lendas do folclore e as regionais;
·
Valorizar
a própria cultura;
·
Conhecer
semelhanças e diferenças entre os gêneros da escrita, presentes no folclore;
·
Identificar-se
como parte integrante desta cultura;
·
Desenvolver
a imaginação, através das lendas;
·
Incentivar
a leitura, arte e dança;
·
Desenvolver
a linguagem oral, por meio de variadas situações de comunicação oral,
proporcionados pelas adivinhas, parlendas, provérbios, etc., desenvolvendo a
curiosidade, imaginação e capacidade de expressão;
·
Desenvolver
textos, sobre as lendas;
·
Ampliar
coordenação motora, com dobraduras;
·
Incentivar a socialização, através de dramatizações e
produções de teatro.
·
Pesquisar, ler, recontar e ilustrar, lendas, par lendas,
adivinhas e provérbios;
·
Apresentar cantigas de roda, brincadeiras, superstições,
etc.
CONTEÚDOS:
Partindo da premissa que a escola é um espaço de grande
circulação de culturas e, o tema escolhido busca proporcionar aos educandos o
conhecimento do nosso rico folclore e sua importância na construção de nossa
identidade, por meio do lúdico. Assim incentivando os educandos a práticas de
leitura e escrita.
A escolha do tema visa à necessidade de resgatarmos os
valores culturais, uma vez que o folclore é uma forma de expressão espontânea
de nossa cultura popular. É uma herança deixada por nossos antepassados e até
hoje transmitida através da música, comida, festas entre outros presentes em
nosso dia-a-dia.
Sabendo que a criança traz consigo uma bagagem social,
cultural e emocional, o tema escolhido pretende trazer para sala de aula a
construção da identidade cultural de cada aluno através do folclore. Por meio
das lendas e músicas, será mostrada aos alunos a realidade vivida em sua
sociedade, e assim o conhecimento cultural, regional e até mesmo democrático
será construído.
Segundo o parecer n° 009/2001 do conselho nacional de
educação:
“Os
indivíduos constroem seus conhecimentos em interação com a realidade e das
situações de aprendizagem vivenciadas. É, portanto, determinante o papel da
interação que o indivíduo mantém com o meio social e, particularmente, com a
escola., com os demais indivíduos e colocando em uso suas capacidades pessoais.
O que uma pessoa pode aprender em determinado momento depende das
possibilidades delineadas pelas formas de pensamento de que dispõe naquela fase
de desenvolvimento, dos conhecimentos que já construiu anteriormente”
Podemos identificar nas ideias expostas pelo Conselho
Nacional de Educação, as raízes do pensamento de Vygotsky, onde o conhecimento
é formado através da cultura que é um fator importante para a formação do
individuo.
Como afirma
Vygotsky, citado por Rego (apud):
“Nossas
características humanas são dadas pela interação com o meio físico e
sociocultural. Assim desde o momento em que nascemos, estamos aprendendo,
inseridos em uma cultura. Isso quer
dizer que, mesmo antes de ingressarmos na escola, onde recebemos a instrução
formal, já possuímos uma serie de conhecimentos. Nossos alunos já trazem uma
gama de saberes, que, mesmo sendo informais, são significativos na realidade
que vivem. Deste modo estes saberes informais adquiridos no meio social, devem ser o ponto de
partida para organização do ensino formalizado”. (Ulbra, 2008. Pag. 178)
O que fortalece a ideia do projeto, de usar o
conhecimento pré-adquirido dos alunos para despertar o interesse e possibilitar
o ensino através da realidade cultural de nosso povo.
METODOLOGIA DO TRABALHO
As atividades
desenvolvidas neste projeto serão executadas de forma individual e coletiva com
a interação professor e aluno
·
Será confeccionado um livro coletivo de Provérbios. Cada aluno
deverá pesquisar previamente em sua família um Ditado Popular bastante
utilizado. Cada aluno ira escrevê-lo e ilustra-lo em uma página do livro. Após
será realizado a interpretação dos provérbios e exercícios de substantivos
próprios e comuns. O material utilizado será papel A4 branco. Nesta atividade
será enfatizado o conhecimento pelas mais diversas culturas existentes em sala
de aula, gerando uma enorme socialização entre os alunos.
·
Será apresentada aos alunos a Lenda do Saci.
Serão realizadas atividades de interpretação de texto e sinônimos e antônimos.
Será realizada uma produção textual e a confecção de um Saci na garrafa. Neste
dia será visando à criatividade e imaginação, assim como coordenação motora
através do recorte e colagem e raciocínio para atividade de interpretação. O
material utilizado será: garrafa pet, e papel branco.
·
Será apresentado aos alunos uma nova
lenda de nosso folclore O Curupira. Em seguida receberão uma folha onde terá
apenas a ilustração da mesma história e fora de ordem. Será proposto a eles
colocarem a história na sequência correta e escrever as partes ilustradas. Será
realizado também um jogo matemático do curupira, onde eles terão que recortar e
colar mangas em uma arvore através da resolução de um problema matemático. O material utilizado para execução desta
atividade será folha A4 branca xerocada. Terá a intensão de desenvolver o
raciocínio logico, percepção e produção textual.
·
Será realizado dobraduras dos
personagens do folclore. Em grupos se organizará uma apresentação teatral, com
personagens feitos. Utilizando papel criativo. Esta atividade visa ampliar o
conhecimento pela cultura, desenvolvimento da linguagem oral, além de
desenvolver talentos artísticos e imaginação. Após será feito um problema
matemático da lei do dois do Saci, através de um jogo, onde eles terão que
colar dois sacis em cada garrafa. Esta atividade tem como objetivo ensinar a
tabuada da lei do dois.
·
31/08 Serão abordados os Parlendas,
serão propostas atividades para completar os Parlendas e interpretação das
mesmas. Utilizando papel A4 xerocado.
Visando desenvolver o raciocínio lógico, conhecimento pela cultura,
ampliar vocabulário e interpretar expressões populares. Será realizada uma
atividade de brincadeiras de roda e antigas no pátio. Visando desenvolver
motricidade ampla, coordenação motora e socialização.
·
03/09 os alunos confeccionaram
brinquedos há muito tempo presente em nossa sociedade, como peões, ioiô, corda,
bilboquê... E Os recursos utilizados serão, cola tesoura, papelão e sucatas.
Com a intenção de ampliar o conhecimento pela cultura, desenvolver criatividade
e imaginação, coordenação motora e motricidade fina, além de incentivar o
trabalho em grupo. Após será realizado a leitura e interpretação de texto da
lenda da Iara.
·
04/09 Produção textual de uma
sequência de quadrinhos do Chico Bento. Visando ampliar vocabulário e regras de
escrita textual. Trabalhar graus de substantivos, com intuito de desenvolver
raciocínio lógico e conhecimento gramatical.
·
05/09 Será apresentado uma lenda sobre as estrelas. Para esta
atividade será utilizado um teatro confeccionado de caixas de papelão, tnt e
papel cartaz, personagens feito de dobraduras com papel criativo. A atividade
terá a intenção de incentivar os alunos o gosto por leituras e o conhecimento
da cultura de nosso país. Após a
apresentação desta lenda, será trabalhado com os alunos um cartaz desta lenda.
Será utilizado Papel Criativo e folha A3. Nesta atividade será explorada a
coordenação motora e motricidade fina, além de incentivar a criatividade e
atenção visual. Atividade no pátio ovo podre, esconde-esconde e pega-pega. Com
a intenção de proporcionar momentos lúdicos e de grande aprendizagem motora,
social e colaboração.
·
06/09 Os alunos receberão uma folha contendo apenas imagens de uma
lenda. Em seguida será proposta a eles a elaboração de uma produção textual.
Nesta atividade será utilizado papel A4 xerocado. O intuito desta tarefa será
incitar a criatividade, a escrita e a coesão textual, para que eles aprendam a
expressar graficamente suas ideias. Será realizada tarefas de confecção de uma
bandeira do nosso pais e um texto informativo sobre o 7 de setembro. Em seguida será realizada atividade de
perguntas sobre o texto. Atentando para o conhecimento cultural e capacidade de
interpretação e memorização.
·
Será proposto aos alunos a
produção de um livro de Culturas Gaúchas. Os materiais utilizados serão: papel
criativo e folhas de A4 brancas. Esta
atividade terá a intenção de ampliar a linguagem oral e escrita, além de
desenvolver conhecimento pelos diferentes gêneros textuais proporcionados pelo
folclore. Após será realizado um
trabalho com as vestimentas da nossa cultura e a confecção de um cartaz sobre
nossa tradição. Para ressaltar a cultura e conhecimentos, além de incentivar a
criatividade e colaboração através da confecção de um cartaz em grupo.
AVALIAÇÃO:
A
avaliação deste projeto será continua e global será efetuada através de
registros diários, avaliando o desenvolvimento, tanto da capacidade expressiva
nas situações de comunicação de suas ideias individuais e coletivas, quanto o
conhecimento alcançado e suas dificuldades superadas no campo de colaboração,
respeito pelos colegas e organização dos materiais durante as atividades
propostas.
REFERÊNCIAS
BIOGRÁFICAS:
Fundamentos
teóricos e metodológicos das Ciências Humanas / [Obra] Organizada pela
Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). –Curitiba: Ibpex, 2008.
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