quadro

quadro

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Por que não repetir???

      Ultimamente ouço varias pessoas questionando a iniciativa do Governo de não fazer as crianças repetirem o ano letivo até o 3º ano. Pessoas que nem sabem a justificativa e nem estudaram o desenvolvimento da criança, suas fases e suas limitações e aptidões.
     


 Dar a chance da criança seguir, evoluir e desenvolver junto com seus pares não significa passar a mão em cima da cabeça e seguir em frente. Dar a criança esta oportunidade de seguir, que dizer muito mais. Quer dizer: "Vamos, não desista", "Você consegue". Fechar a porta na cara de uma criança não ira resolver, e sim frusta-la.
       A grande questão é que cada um tem o seu tempo, cada um amadurece em diferentes momentos e atrasar um ser que já está, assim vamos dizer, "atrasado", apenas o faz ficar mais pra trás e se sentir derrotado.
       Quando uma criança não aprende a ler e escrever, cabe ao professor descobrir suas potencialidades e ressalta-las, afim de não diminuir o ser aprendente. ´
        É como andar de bicicleta! Uns aprendem ao 5, outros aos 6, e tem alguns que só irão adquirir equilíbrio aos 8. Ou como a fala, algumas crianças iniciam a fala aos 9 meses, outras mais tarde, e em alguns casos só soltam o verbo aos 2 anos. Se respeitamos a capacidade de desenvolvimento em todas estas etapas, por que não respeitarmos na alfabetização.
        Criança não é robô, criança precisa de espaço, tempo e respeito. É um direito delas aprender e obrigação do professor se dedicar a ensinar. O grande problema é que todo pedagogo é professor, mas nem todo professor é pedagogo. 
         Então antes de questionar e criticar, leia e se informe, pense como um ser humano e não puna uma criança por ela não aprender na hora que você quer e sim na hora que ela consegue e se sente segura. Imagina se toda vez que você fizesse alguma coisa errada no seu trabalho, seu chefe fizesse se repetir seu salario do ano anterior. Errar é humano, punir uma criança é desumano.
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário